ESCOLA DO MAR PROJETO

Na sociedade atual, da “Aldeia Global” as ligações de internet de alta velocidade tornam a comunicação e o conhecimento acessível rapidamente em toda a parte.

Esta comodidade de comunicação através de dispositivos eletrónicos e redes sociais altamente viciantes cria a ilusão de ligação, aliena os indivíduos da verdadeira teia social e priva-os de formas de aprendizagem informais onde diversos atores da sociedade agem como modelos e veículos de formação.

Diz o ditado que “ é preciso uma aldeia inteira para educar uma criança”, para essa educação comunitária do individuo acontecer, há que religar a criança à aldeia, a todo o património humano, cultural, natural e a valores enquadrados com a interdependência, o bem comum e o serviço. Para alcançar estes objetivos é necessário promover a descoberta guiada às gentes, instituições e ao património histórico e natural.

A “Escola do Mar” é um projeto pedagógico e recreativo que aproveita o património natural e cultural da Vila de Cascais, Sintra e Lisboa para realizar atividades ao ar livre em contexto urbano e natural.
Este projeto de animação visa colmatar lacunas na educação escolar de crianças e jovens especificamente lacunas na literacia aquática e marítima que se possam associar ao aumento do risco de afogamento e sinistralidade devido a uma deficiente avaliação do envolvimento e das próprias capacidades individuais na interação com o meio aquático e orla costeira.

Já Platão dizia “cidadão educado é aquele que sabe ler e nadar.” As oficinas organizadas têm sempre um pressuposto educativo cujo objetivo é promover o aumento da literacia aquática pela otimização das capacidades físicas e psicológicas necessárias a formação de uma pessoa adaptada ao meio aquático e costeiro. A longo prazo é visada a transmissão de valores a prevenção do afogamento e sinistralidade assim como a adoção da prática de atividade física e desportiva aquática ao longo da vida .

 

“Diário de Bordo”

A aprendizagem é integrada e registada, de oficina em oficina no diário de bordo Via Aqua.

A cada oficina da “Escola do Mar” corresponde um módulo no “Diário de Bordo” da Via Aqua assim como “milhas náuticas” correspondentes ás navegações (módulos) efetuadas. As milhas são atribuídas para uma dada oficina e após o registo no “Diário de Bordo” dos sumários, reflexões e tarefas artísticas desenvolvidas nessa oficina. Milhas de mérito podem ser atribuídas premiando a camaradagem, empenhamento e foco na tarefa entre outros.

As milhas e graus acumulados funcionam como créditos na Loja Aquática

O objetivo da loja é que após a conclusão de um nível da Escola as milhas obtidas possam ser trocadas por equipamento aquático que servirá as atividades do ano seguinte e uso particular.

 

Escola do Mar – Organização

O currículo de animação “Escola do Mar“ é ajustado para 3 escalões etários.

Crianças dos 6 aos 11, jovens dos 11 aos 16 e adultos. Grupos de até 6 crianças e jovens e até 10 adultos.

As jornadas decorrem todo o ano em blocos de 5 horas, cada bloco contendo:

  • um módulo de exercício de capacidades físicas e habilidades motoras aquáticas e terrestres
  • Um módulo de literacia aquática e do oceano
  • um módulo de artes e ofícios
  • um módulo de exploração guiada do meio urbano ou natural .

Os eventos decorrem aos fins de semana das 9:00 ás 14:00 e 14:30 ás 19:30 em datas a publicar mensalmente no website e redes sociais ou em datas personalizadas.

As atividades decorrem principalmente no Parque Marechal Carmona e Palmela , Marina de Cascais, Museu do Mar, Praias da Duquesa e Conceição, ginásios e piscinas na zona do centro de Cascais.

Outros eventos serão realizados na Quinta do Pisão , no Campo Base da Pedra Amarela ,Duna da Cresmina, Praia do Guincho e outros sítios de interesse .